Agência Brasileira de

Abin
Publicado em: 23/10/2019 às 15:50hs. || Atualizado em: 19/11/2019 às 17:19hs.

ABIN integra Comitê do Centro Integrado de Operações de Fronteira

CIOF Fusion Center será instalado no Parque Tecnológico de Itaipu

 

 

O Comitê Técnico de Implantação do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF Fusion Center), que será instalado no Parque Tecnológico de Itaipu, conta com a participação da ABIN e de diversas instituições que atuam na região fronteiriça.

Em 10 de outubro, representantes da Agência (do Departamento de Inteligência Estratégica e da Superintendência do Paraná) reuniram-se com o diretor-geral de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, além de membros da Assessoria de Informações da Usina.

 

Fusion Center será instalado no Parque Tecnológico de Itaipu

 

“A convergência dos órgãos de segurança no projeto CIOF – Fusion Cente com a adoção de medidas permanentes de prevenção, controle e fiscalização nas fronteiras  vai ao encontro dos objetivos da Itaipu, na medida que elevará o nível de segurança na região”, garantiu o assessor de Informações da entidade binacional, coronel Francisco Ronaldo.

 

CIOF – Fusion Center

O Centro Integrado de Operações de Fronteiras foi instituído pela Portaria nº 264/2019 do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e sua inauguração está prevista para dezembro deste ano.

O Centro é uma experiência de sucesso internacional que integra as forças de segurança de diversos níveis. Além ABIN, órgãos como polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar; Secretaria de Segurança Pública do Paraná e Conselho de Controle de Atividades Financeiras integrarão o CIOF – Fusion Center.

 

CIOF contará com instituições que atuam na região fronteiriça

 

Seu objetivo é promover a coleta, análise, produção de conhecimento e divulgação de informações relevantes. O trabalho também inclui o compartilhamento de ferramentas de investigação e a coordenação de operações de interesse dos órgãos integrantes. Para isso, serão estabelecidas ações de rotina na fronteira para prevenção e repressão ao crime organizado.

 

facebookgoogle_plusmail