Agência Brasileira de

Abin

O que é?

 

ESCOLA DE INTELIGÊNCIA


A Escola de Inteligência (ESINT) é responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de Inteligência da ABIN. Entre suas atribuições também estão a qualificação e aprimoramento em Inteligência de servidores de órgãos pertencentes ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

A Escola é a porta de entrada a todos que ingressam nas carreiras da ABIN. O Curso de Formação em Inteligência, ministrado pela ESINT, é etapa obrigatória do concurso público. A ESINT promove ainda diversas ações de desenvolvimento do profissional de Inteligência ao longo de toda a carreira e é responsável por formular e revisar a doutrina de Inteligência.

A ESINT mantém intercâmbio com escolas, centros de ensino, bibliotecas e outras organizações congêneres nacionais e estrangeiras. Promove a elaboração de planos, estudos e pesquisas para o exercício e aprimoramento da atividade de Inteligência no Brasil. Os eventos de capacitação da ESINT são destinados exclusivamente a profissionais de Inteligência da ABIN e do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

 

Blocos da Escola de Inteligência (Esint), dentro do complexo da ABIN, em Brasília/DF

 

 

HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO


A história de capacitação em Inteligência começa bem antes da criação da ABIN em 1999. A ESINT é sucessora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEFARH). O CEFARH, por sua vez, ocupou o lugar da antiga Escola Nacional de Informações (ESNI).

Historicamente, os perfis estratégicos das unidades de ensino antecessoras da ESINT refletiram as concepções, os modelos e as prioridades do Estado brasileiro em seus respectivos tempos. A ESNI tinha por finalidade preparar civis e militares para atender às necessidades de Informações e Contrainformações, realizar pesquisas em proveito do melhor rendimento das atividades do Sistema e cooperar no desenvolvimento da Doutrina Nacional de Informações.

A ESNI integrava a estrutura do Serviço Nacional de Informações (SNI). O CEFARH sucedeu a ESNI a partir de 1990, dando nova orientação estratégica à capacitação em Inteligência. Os cursos de formação do CEFARH tinham orientação acadêmica, capacitando os servidores para temas de interesse da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), órgão que sucedeu o SNI. O CEFARH enfatizava o atendimento às demandas do novo contexto estratégico. A capacitação na área de Inteligência ficou restrita, com raras exceções, às necessidades do Departamento de Inteligência da SAE.

 

 

FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA


A ESINT tem a missão primordial de formar e desenvolver recursos humanos para o exercício da atividade de Inteligência. Sua visão de futuro é ser permanentemente reconhecida pela excelência no ensino da atividade de Inteligência e referência doutrinária para os órgãos do SISBIN e congêneres.

 

 

ESCOLA DE GOVERNO


Ao lado de outras instituições do Governo Federal, a ESINT integra o Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), concebido no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) para, entre outros objetivos, apoiar e disseminar a implementação da PNDP e potencializar as ações de capacitação dos servidores públicos.

 

 

facebookgoogle_plusmail