Agência Brasileira de

Abin
Publicado em: 06/09/2016 às 10:30hs. || Atualizado em: 20/10/2016 às 17:13hs.

Centro de Inteligência volta a operar para os Jogos Paralímpicos

Profissionais da ABIN e dos órgãos do SISBIN atuam 24 horas por dia para garantir a segurança do evento

 

 

Equipe foi reunida na reabertura do CIJ

O Centro de Inteligência dos Jogos (CIJ) no Rio de Janeiro entrou em operação na última segunda-feira – 5 de setembro – para os Jogos Paralímpicos. São mais de 300 profissionais de Inteligência da ABIN em atuação na segurança do grande evento.

A estrutura da Inteligência para as Paralimpíadas é semelhante a dos Jogos Olímpicos. A inteligência realizará análises de risco das instalações paralímpicas em tempo real e manterá profissionais em atuação nos locais de competição e de hospedagem. Todas as situações são monitoradas 24 horas por dia pela equipe da ABIN no CIJ.

 

Inteligência

Centro está em operação 24 horas por dia

O objetivo é levantar antecipadamente informações sobre qualquer situação que possa comprometer a realização das competições ou a segurança das delegações e do público. Os relatórios produzidos no CIJ são encaminhados às áreas de segurança pública e de defesa para subsidiar a operação de segurança. O Centro também mantém ministérios e a Presidência da República informados sobre todo o andamento da operação.

“A Inteligência mantém para os Jogos Paralímpicos o mesmo nível de atenção dado às Olímpiadas. É um evento grande e estamos confiantes no trabalho. Para nós, o ciclo de grandes eventos só se encerra após os Jogos Paralímpicos”, afirma o coordenador do Centro, Saulo Cunha.

A força de trabalho no CIJ é composta por profissionais da ABIN e dos órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

 

Paralimpíadas

Os Jogos Paralímpicos serão realizados de 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro/RJ. Serão 4,3 mil paratletas, de 161 países, disputando 23 modalidades esportivas. As competições serão realizadas em 21 arenas e contarão com o auxílio de 30 mil voluntários.

facebookgoogle_plusmail