Agência Brasileira de

Abin
Intelligence Activity
Publicado em: 12/12/2017 às 17:44hs. || Atualizado em: 20/12/2017 às 18:04hs.

PNPC comemora 20 anos de atuação

Dezenas de instituições brasileiras já foram incluídas no Programa

 

 

O Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) está completando 20 anos de atuação na defesa das informações estratégicas do Brasil. De 1997 para cá, dezenas de instituições brasileiras já foram incluídas no PNPC.

O aniversário de duas décadas do Programa foi comemorado em Brasília/DF, na sede da ABIN, durante solenidade que reuniu representantes de algumas das principais entidades parceiras.

O diretor-geral, Janér Tesch, destacou a importância da data, um marco histórico do PNPC, ser celebrada no mesmo dia em a própria ABIN completou 18 anos – 7 de dezembro. “Ao longo dos últimos anos multiplicamos as ferramentas para salvaguardar o país. Preservar e proteger passaram a ser palavras chaves nas instituições brasileiras incluídas no PNPC”, pontuou.

A parceria exitosa com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foi um dos exemplos destacados na solenidade. Oficiais de Inteligência e servidores da ABIN pioneiros na criação do Programa também foram homenageados.

 

O Programa

O Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC) é um instrumento de proteção e salvaguarda dos conhecimentos sensíveis de interesse do Brasil. O programa foi instituído pela ABIN para proteger as informações e os conhecimentos sensíveis de empresas e instituições brasileiras.

É desenvolvido por meio de parcerias entre a ABIN e os órgãos nacionais detentores de conhecimentos considerados estratégicos, em áreas como pesquisa nuclear, aeroespacial, agricultura, economia, petróleo e meio ambiente.

 

História

Em 28 de novembro de 1997, foi criado pela Portaria nº. 277, da Casa Militar da Presidência da República (CMPR), o Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento (PNPC). O programa foi estabelecido com o propósito de atender à crescente demanda das instituições pela proteção das informações sensíveis.

 

facebookgoogle_plusmail