Agência Brasileira de

Abin
La Actividad de Inteligencia
Publicado em: 11/10/2019 às 10:34hs. || Atualizado em: 11/10/2019 às 10:34hs.

ABIN e Censipam reforçam parceria

Diretor-geral visita o Centro, que oferecerá curso de análise de imagens para servidores da Agência

 

 

O diretor-geral da ABIN, Alexandre Ramagem, visitou na última segunda-feira – 7 de outubro – o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF), visando reforçar a parceria entre as instituições.

 

Diretor-geral da Abin conheceu sistemas do Censipam

 

O Censipam reúne informações de geointeligência e colabora no planejamento e coordenação de ações para monitoramento da Amazônia. O Centro é um dos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

“Conheço o trabalho do Censipam há muitos anos e vejo que estão evoluindo bastante com o tempo. Podemos unir nossa força de trabalho e criar uma capacidade operacional ainda mais efetiva”, afirmou Ramagem.

 

Centro reúne informações de geointeligência

Geointeligência

O diretor-geral conheceu as ferramentas utilizadas no Centro de Coordenação Geral, que monitora o desmatamento e os crimes ambientais. Uma das tecnologias empregadas é o radar de abertura sintética (SAR) a bordo de satélites.

“Temos especialistas em análise de imagens de satélite, tanto óticas quanto SAR, e emitimos mensalmente relatórios de geointeligência aos órgãos parceiros”, afirmou o coordenador-geral de Inteligência do Censipam, Raimundo Camargos.

Ainda este ano o Centro oferecerá curso básico de análise de imagens para os servidores da Agência, que serão capacitados para emprego da tecnologia SAR.

 

Servidores da Agência farão curso de análise de imagens

 

*Com informações do Ministério da Defesa

 

facebookgoogle_plusmail