Agência Brasileira de

Abin
La Actividad de Inteligencia
Publicado em: 19/06/2018 às 14:20hs. || Atualizado em: 09/07/2018 às 10:21hs.

Ciclo de debates: quarta sessão tratará da segurança humana

Série de debates sobre bioética é promovida pela ABIN e Fiocruz

 

 

A quarta sessão do IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública, organizado pela Fiocruz em parceria com a ABIN, será realizada em 21 de junho. O evento terá como tema “Segurança humana: Inteligência em saúde informada por evidências científicas”.

A sessão ocorrerá às 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília. A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando na imagem abaixo.

 

 

INSCRIÇÕES

 

Palestra

A debate será composto pelo pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Brasília Jorge Barreto e pelo o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (CRInter/UFMG), Ulysses Panisset. O oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) Eriton Pompeu será o coordenador da mesa.

De acordo Jorge Barreto, é preciso identificar o conhecimento científico, sintetizá-lo e traduzi-lo para que as informações possam fluir de maneira sistemática e transparente entre os diversos setores da sociedade.

“Alguns pesquisadores se dedicam à tarefa de fazer uma avaliação crítica desse material e categorizá-lo: o que é diagnóstico, o que é terapêutico e o que é prevenção”, explicou Barreto. “Agrupamos esses estudos no que chamamos de síntese de evidência, que são documentos geralmente desenhados para informar tomadores de decisão”, esclareceu o pesquisador, convidado para palestrar nesta sessão do Ciclo de Debates.

Serão apresentadas plataformas de apoio ao uso do conhecimento científico para a tomada de decisão em saúde global. O pesquisador ressaltou a importância de compreender quais lições podem ser assimiladas com o uso dessas plataformas em outros países e a partir delas extrapolar as discussões para o nível global, recaindo em pactos internacionais relacionados, por exemplo, à redução da poluição ou à diminuição do uso de agrotóxico.

 

Ciclo

O IX Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília). Neste semestre, o tema geral é “Saúde e Segurança Internacional”, elaborado em conjunto com a ABIN. A Organização Panamericana da Saúde (Opas) apoia a realização das sessões do Ciclo de Debates.

O primeiro debate, em 22 de março, teve como tema “O Mal-Estar nas Migrações Internacionais”. Já a segunda sessão, em 19 de abril, abordou o tema “Biologia Sintética em Perspectiva Dual: conquistas e ameaças à saúde global”. O terceiro debate, ocorrido em 16 de maio, tratou da “Segurança da Saúde e Resposta a Emergências QBRN – Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares

facebookgoogle_plusmail