Agência Brasileira de

Abin
La Actividad de Inteligencia
Publicado em: 10/09/2019 às 11:41hs. || Atualizado em: 19/09/2019 às 11:06hs.

Maracanã utiliza metodologia de avaliação de riscos

 Jogos do Campeonato Brasileiro estão contando com análise de riscos

 

 

A metodologia de Avaliação de Riscos em Estádios de Futebol (AREF), desenvolvida em parceria pela ABIN e a Secretaria Especial do Esporte, está sendo utilizada no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ, durante os jogos do Campeonato Brasileiro.

A AREF foi utilizada pela última vez na partida Flamengo 3×0 Palmeiras, no dia 1° de setembro. O jogo foi classificado como de “alto risco” e teve medidas de segurança implementadas de acordo com esse tipo de classificação.

 

Avaliação de Riscos em Estádios de Futebol

A Avaliação de Riscos visa a reduzir a violência nos estádios por meio da verificação de uma série de atributos: a fase da competição, o tipo de disputa, a rivalidade entre os clubes, o histórico de confrontos entre as torcidas e o mando de campo são exemplos.

 

Metodologia define medidas de segurança de acordo com tipo de classificação da partida

 

“A preparação dos jogos no Maracanã ocorria com a tradicional reunião de segurança, em que cada autoridade estimava seu efetivo. Agora, tudo é calculado e apresentado no aplicativo AREF, para o planejamento da operação de segurança em função de todas variáveis”, explica Marcelo Vianna, diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

A Metodologia foi objeto de capacitação oferecida para representantes de diversas confederações de futebol de todo o país e, em breve, será utilizada nos demais estádios do Rio de Janeiro – como São Januário e Nilton Santos.

 

 

facebookgoogle_plusmail