Agência Brasileira de

Abin

Jogos Pan-Americanos 2007

 

Os Jogos Pan-Americanos de 2007 marcam a primeira experiência de atuação coordenada dos órgãos de Inteligência do país em grandes eventos. Responsável pela coordenação de toda a área de Inteligência, a ABIN inaugurou modelo de atuação caracterizado pela instalação de centros de Inteligência.

O Centro de Inteligência dos Jogos Pan-Americanos (CIJ), estabelecido no Rio de Janeiro, foi integrado por representantes de 25 órgãos públicos, das três esferas de governo, com a missão de produzir conhecimentos de Inteligência para garantir a segurança do evento e das delegações esportivas.

Sob a coordenação da ABIN, o CIJ possibilitou o intercâmbio de informações e a tomada de decisão conjunta entre os órgãos das áreas de segurança e Inteligência.

 

Pan 2007 foi disputado no Rio de Janeiro e marcou primeira experiência integrada da Inteligência brasileira

 

 

A ABIN NO PAN 2007


 

 

PREPARAÇÃO


Inauguração do Centro de Inteligência dos Jogos

O modelo de atuação, estruturado em Centros de Inteligência e análise de cenários de crise, nasceu de experiências da ABIN como órgão observador em grandes eventos esportivos no exterior.

A participação de servidores da ABIN em cursos de formação e eventos em outros países permitiu a capacitação dos quadros de pessoal da Agência para a gestão da Inteligência em eventos de grande porte e o desenvolvimento de metodologia e processos de trabalho adequados a essas dimensões.

Ainda na preparação da Inteligência para o Pan 2007, foram realizados diversos eventos-teste.

Ex-diretor da ABIN, Márcio Buzzanelli, e ex-ministro do GSI, Jorge Félix, na inauguração do CIJ

A mobilização simulada do CIJ permitiu avaliar a capacidade de articulação, comunicação e resposta dos órgãos a situações de crise. O planejamento contemplou análise de múltiplos cenários de crise e de ameaça, com o objetivo de antecipar situações de emergência e antever soluções e protocolos a serem implementados em cada cenário crítico.

Na fase de preparação para o Pan-2007, foram oferecidos pela ABIN aos órgãos parceiros cursos de formação em Inteligência, a fim de instruir os demais órgãos no uso de metodologias de análise e na padronização dos processos de trabalho.

 

 

EXPERIÊNCIA E LEGADO


O Pan-2007 permitiu à ABIN acúmulo de experiência na gestão de segurança de grandes eventos e na coordenação do Centro de Inteligência. Por favorecer a proximidade entre os órgãos atuantes na segurança do Pan, o CIJ tornou-se importante catalisador da integração do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) e ajudou a aprofundar os laços de cooperação entre os órgãos.

O trabalho conjunto dos órgãos de Inteligência nos jogos significou ponto de inflexão para a integração do SISBIN. O sucesso da experiência da ABIN no Pan-2007 consolidou o modelo de atuação em Centros de Inteligência, que voltou a ser utilizado nos grandes eventos subsequentes como Copa das Confederações, Conferência Rio+20 e Copa do Mundo Fifa 2014.

 

 

 

facebookgoogle_plusmail