Agência Brasileira de

Abin

Jornada Mundial da Juventude

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que marcou o encontro do papa Francisco com 3,7 milhões de jovens católicos no Rio de Janeiro/RJ, foi acompanhada de perto pela ABIN.

A JMJ foi realizada logo após a Copa das Confederações (em julho de 2013) e mobilizou dezenas de profissionais de inteligência, que tiveram o Centro de Inteligência Nacional (CIN) – central de operações instalada em Brasília/DF – como base.

 

 

ABIN garantiu segurança de mais de três milhões de católicos na JMJ

 

 

A ABIN NA JMJ 2013


 

 

EQUIPE E ATUAÇÃO


Agência atuou no RJ e em SP

A ABIN teve atuação estratégica para garantir a segurança do grande evento. Operando 24 horas por dia durante o período da JMJ, a Agência acompanhou questões fundamentais que pudessem colocar em risco a Jornada. A logística do encontro católico e a segurança dos participantes e do próprio papa foram o foco.

Ao todo, 23 profissionais da Abin e representantes de 26 órgãos parceiros atuaram diretamente no CIN. A equipe agregou dados, compartilhou informações e produziu conhecimentos para assegurar a tranquilidade da jornada papal.

Os centros de comando controle dos Ministérios da Justiça e da Defesa, responsáveis pelas ações de segurança e de defesa, foram os principais usuários dos conhecimentos produzidos pela inteligência.

 

 

APARECIDA/SP E RIO DE JANEIRO/RJ


A estrutura de atuação também contou com Centros Regionais de Inteligência (CIRs) no Rio de Janeiro/RJ e em Aparecida/SP. Ambos operaram no âmbito tático e buscaram informações que influenciassem diretamente as ações da Jornada.

Dados sobre tráfego, logística e infraestrutura, por exemplo, estavam na lista de temas de interesse. O CIR contou com agentes em campo e ficou instalado na sede da Superintendência Estadual (SERJ) da ABIN, no Rio de Janeiro, e na Basílica do Santuário Nacional, em Aparecida.

Além da equipe da Abin que coordenou as atividades, os CIRs também foram constituídos por profissionais de órgãos estaduais e municipais ligados à segurança e defesa.

 

 

facebookgoogle_plusmail