Agência Brasileira de

Abin

Diretor-Geral

 

OFICIAL DE INTELIGÊNCIA JANÉR TESCH HOSKEN ALVARENGA


Diretor-geral da ABIN, Of. Int. Janér Tesch

O Oficial de Inteligência Janér Tesch Hosken Alvarenga é natural do Rio de Janeiro/RJ e bacharel em Matemática, pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub). Ingressou na atividade de Inteligência em 1984 e ocupa o cargo de Oficial de Inteligência Classe Especial nas carreiras da ABIN.

Nos mais de 30 anos a serviço da Inteligência, desempenhou funções de confiança na ABIN e no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR). Sua experiência inicial na carreira foi na área de Contrainteligência.

 

FUNÇÕES


Ocupou funções de assessor técnico e de coordenador-geral da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (SAEI), do GSIPR, nos períodos de 1999 a 2001 e de 2004 a 2008.

Na ABIN, desempenhou funções em Brasília/DF, em superintendências estaduais e também no exterior. Foi coordenador-geral de Análise do Crime Organizado, de 2001 a 2004, e superintendente estadual da ABIN em Goiás, de 2008 a 2009. Assumiu o posto de Adido Civil de Inteligência na Colômbia, em 2009. No retorno ao Brasil, em 2011, foi nomeado superintendente estadual em Pernambuco, cargo em que permaneceu até 2014.

Assumiu a direção do Departamento de Inteligência Estratégica da ABIN, em 2014, e permaneceu na função até agosto de 2016, quando foi nomeado pelo presidente Michel Temer para o cargo de diretor-geral da Agência. Tomou posse como diretor-geral em 1º de setembro de 2016.

 

FORMAÇÃO


Ao longo da carreira, Janér Tesch formou-se em cursos de Inteligência e gestão, no Brasil e no exterior. Participou dos cursos de Formação e de Aperfeiçoamento em Inteligência, oferecidos pela Escola de Inteligência (Esint), da ABIN, e do curso de Análise Estratégica, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAEPR). Capacitou-se em Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e em Gestão Avançada APG Sênior, pela Amana-Key (SP).

No exterior, participou de cursos na área de Inteligência em Israel, Rússia, Estados Unidos, Colômbia e Argentina.

 

OUTRAS ATIVIDADES


Janér Tesch foi representante da ABIN no Conselho Nacional Antidrogas (Ministério da Justiça) e no Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF (Ministério da Fazenda), de 2001 a 2004. Em 2007, foi integrante do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública (Ministério da Justiça).

 

Diretor-geral atua no bloco A da sede da Agência, centro da administração do órgão

 

facebookgoogle_plusmail