Acesso à Informação www.brasil.gov.br

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Acessibilidade

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Diminuir o tamanho da fonte
  • Contraste na fonte
  • Fonte Padrão
ABIN / Conheça o Diretor-Geral

Conheça o Diretor-Geral

Diretor GeralNatural de São Paulo-SP, o Oficial de Inteligência Wilson Roberto Trezza entrou para a atividade de Inteligência em agosto de 1981, passando a atuar em diversas áreas temáticas no campo psicossocial, as quais também dirigiu. Estagiou na área de Contrainteligência e participou da formação e capacitação de servidores no extinto Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CeFARH), onde chefiou o Setor de Ensino de Inteligência.

Com formação acadêmica em Administração de Empresas e Análise de Sistemas, além de pós-graduação em Ciências Contábeis e diversos cursos de extensão, inclusive no exterior, o Of. Int. Trezza possui todos os cursos da carreira de Inteligência, com ênfase para o Curso de Informações Categoria A, realizado em 1989, e para o Curso de Fundamentos de Ciência Política, realizado em 1991, nos quais foi primeiro colocado. Exerceu cargos de direção em ministérios responsáveis por políticas públicas setoriais voltadas para as áreas de infra-estrutura, transportes, comunicações, previdência social e educação, em razão do que chefiou delegações brasileiras e representou o País em diversos eventos internacionais. Também teve passagem pela iniciativa privada, acumulando experiência em alta gestão e negócios.

Of. Int. Trezza prestou colaboração, como professor, à Academia de Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do GDF no Curso Superior de Polícia e à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP em cursos de formação para alta e média gerência. Representou o Ministério da Educação no Projeto Calha Norte e foi condecorado com as Medalhas do Mérito Militar do Exército Brasileiro e do Bicentenário da Polícia Militar do Distrito Federal.

Na Abin, entre outras funções, o Of. Int. Trezza foi Secretário de Planejamento e Coordenação, Vice-Diretor da Escola de Inteligência e Secretário de Planejamento, Orçamento e Administração.

Exerceu a função de Coordenador-Executivo do Grupo Técnico de Apoio ao Comitê Ministerial designado pelo Presidente da República para a elaboração da Política Nacional de Inteligência e revisão do Sistema Brasileiro de Inteligência.
Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão